quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os Gatos Scottish Fold

 

Os gatos scottish fold estão sendo muito procurados em todo o mundo por serem ótimos companheiros e são brincalhões e meigos. Essa raça se dá bem tanto com os humanos quanto com outros animas. O que os faz cada vez mais populares são suas orelhas dobradas, a cabeça arredondada, o pescoço curto e a face de coruja, com olhos grandes e redondos. Sua principal característica é a orelha dobrada, que é  uma mutação genética natural.






Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

Citações sobre gatos

"O gato nunca é comum." (Carl Van Vechten)

"Gatos são peritos em conforto." (James Herriot)

"Gatos não pertencem às pessoas. Eles pertencem aos lugares."
(Wright Morr
"Uma casa sem gato e como um aquário sem peixe." (Jean-Louis Hue)

"Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior." (Hippolyte Taine)
"O gato não nos acaricia; o que faz é acariciar-se em nós." (Antoine Rivarol)

"Os gatos sabem o momento em que seus donos vão acordar - e os despertam dez minutos antes." (Jim Davis)

"Observe um gato quando entra em um quarto pela primeira vez. Procura cheiros, não fica quieto um momento, não confia em nada até que examinou e travou conhecimento com tudo." (Jean-Jacques Rousseau)

"O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba receber." (Artur da Távola)

"O gato nos ensina a espreguiçar com a massagem mais completa. Em todos os músculos, preparando-se para a ação imediata. O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo." (Artur da Távola)

"A veneração dos egípcios pelos gatos não era nem tola nem infantil. Por meio do gato, o Egito definiu e refinou sua complexa estética." (Camille Paglia)

"O gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente, é capaz de amar muito. Um gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano mas se comporta como um lorde inglês." (Artur da Távola)

"O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção." (Artur da Távola)

"De todas as criaturas de Deus apenas uma não pode ser o escravo do chicote. Esta criatura é o gato. Se o homem pudesse ser cruzado com o gato, isto melhoraria o homem, mas deterioraria o gato." (Mark Twain)

"Quando faço brincadeiras com meu gato, pergunto-me se ele não se diverte mais comigo do que eu com ele." (Michel de Montaigne)

"Gatos, como os homens, são lisonjeiros." (William S. Landor)



Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

Para que serve os bigodes dos gatos?

Augusto Luchesi Matos, 8 anos, e Camila Rigel da Silva, 7, de Santo André, sabem que não podem cortar o bigode dos bichos. Eles acreditam que os maiores bigodudos são os felinos, como o gato e o leão. “Acho que o bigode ajuda os animais a perceberem se tem gente no lugar em que estão, mas nem todos precisam dos pelinhos”, diz Augusto.
O bigode, que cresce próximo ao focinho dos bichos, não é como o pelo comum; este tem funções especiais. A principal é permitir ao mamífero – único a possuí-lo – perceber o que há ao redor e a temperatura do ambiente.
Nos felinos, é volumoso e tem comprimento igual ou maior do que a largura do corpo. Como são animais de hábitos noturnos, o bigode os auxilia a avaliar se conseguem atravessar um espaço apertado ou com obstáculos. Caso raspe os fios em algum lugar, o bicho entende que não dá para passar.
Nos elefantes, hipopótamos e rinocerontes, os pelos do bigode – chamados vibrissas – são poucos e bem pequenos. No entanto, também ajudam a sentir se está frio ou calor e se há algo perto ou longe.
Os pelinhos fazem com que o morcego saiba por onde voa. Como enxerga mal, ele utiliza o som para se localizar. Ao emiti-lo, as ondas sonoras batem num obstáculo – como árvores, por exemplo – e voltam para o bicho. Os fios do bigode são um tipo de antena que recebe a vibração do som, levando a mensagem ao cérebro. Dessa forma, o morcego consegue desviar das barreiras.
Em mamíferos marinhos, como focas (que também enxergam pouco), o bigode é fundamental para guiá-los embaixo d’’água. Por meio das vibrissas, esses animais conseguem identificar o que é alimento ou obstáculo.
O bagre é chamado catfish (peixe-gato em inglês) por possuir ‘bigodes” semelhantes aos dos mamíferos. Apesar disso, não são pelos. Trata-se de um órgão que também possibilita ao animal saber o que tem no ambiente.

[+] Fonte

Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

Como os gatos enxergam?

Muitos dizem que os gatos enxergam apenas em preto e branco, mas isso é um mito, eles também conseguem ver cores, só que de uma forma mais limitada do que a gente. Ao contrário dos humanos, que têm três tipos de pigmentos na retina capazes de captar o azul, o vermelho e o verde, gatos só possuem dois pigmentos, o que reduz o espectro de cores que eles podem identificar. "Alguns pesquisadores acreditam que eles enxergam azul e amarelo, enquanto outros defendem que eles vêem azul e vermelho, mas todos são unânimes em dizer que eles não percebem o verde", diz a veterinária Adriana Teixeira, especialista em oftalmologia animal. Essa limitação visual, no entanto, não é um problema, já que os animais a compensam de outras formas. Gatos, por exemplo, conseguem ver muito bem na penumbra, são capazes de diferenciar várias tonalidades de cinza e possuem enorme habilidade para detectar movimentos, principalmente orientam-se pelos seus bigodes !



Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com
 

Curiosidade sobre Gatos - Humanos vs Felinos

  • O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos. 
  • Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
  • Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
  • A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
  • Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

[+] Fonte

Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

O Gato Felix

Você sabia que o Gato Felix foi a primeira imagem a ser transmitida em um receptor de TV? Isso aconteceu em 1928 nos laboratórios da RCA Research Labs. Foi utilizado um boneco de Felix para efetuar os testes com um equipamento revolucionário e que o mundo jamais sonhara poder existir, a Televisão.
Felix foi criado pelo cartunista Otto Messmer, na década de 1910, em uma revista chamada Feline Follies. Messmer tinha planos de fazer algo diferente com seu personagem, um gato preto e branco. Seu pupilo, o jovem Joe Oriolo, que mais tarde se tornaria mais um nome lendário da animação, começou a trabalhar com o personagem.



Otto Messmer


Felix ficou tão famoso que Charles Lindbergh pediu autorização a Otto e Oriolo para usá-lo como mascote de seu histórico vôo sobre o Atlântico.
Messmer e Oriolo começaram então a desenvolver um novo Felix para a RCA. A partir daí foi surgiram a Sacola Mágica de Felix e também os outros personagens da história, Poindexter, Vavoon e o Professor. Nós anos 50,



Joe Oriolo


Oriolo desenvolveu um novo desenho do Gato Felix para a Trans Lux. Esse é o desenho que se tornou mais conhecido no Brasil e de onde veem os personagens Rock Bottom e Mestre Cylinder,
O filho de Joe Oriolo, Don, seguindo os passos do pai, criou nos anos 80 um longa-metragem de Felix e posteriormente a série animada, Baby Felix. Esse era um desenho animado que mostrava as aventuras de Felix ainda bebê. Felix foi apresentado no Brasil em diversos canais de televisão, entre eles, Record, Gazeta, Tupi, Globo e recentemente no canal pago Boomerang.

[+] Fonte

Assista a um episódio do Gato Felix:




Envie um email para o Blog, contando a hitória do seu Gato, sugestões, críticas, etc.
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Garfield - A Estrela das Tirinhas


Garfield é um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar Odie da mesa, arrotar, caçar passáros e carteiros, o seu prato favorito é lasanha. Odeia segunda-feira, passas, Nermal, dietas (que vez ou outra Jon lhe impõe) e caçar ratos ("Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus"). Garfield adora matar aranhas, sofre de ataques de sono e em algumas tiras ele aparace tomando café(inclusive houve uma tira sobre isso: "Jon: Garfield, você é um gato, não pode tomar café, pode atacar seus...seus.../Um torrão ou dois?")
O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo, perdendo apenas para o Peanuts. Os outros personagens principais são Odie, um cão estúpido, e Jon Arbulke, um cartunista, o dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (o mesmo teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield). Veja mais detalhes sobre o gato:

  • 19 de junho de 1978, estreiou e tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos.Veja a tirinha dessa época:
  • A tira ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa". Também mostra um gato atuando como homem (inclusive, andando em 2 patas) e enfrentando problemas humanos ( Dieta, tédio, aversão às segundas-feiras etc.).
  • Na década de 80, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada
  • Em 1982, Garfield estrelou um especial de TV chamado Aí vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 1991, uma série animada, Garfield e deus Amigos que foi produzida entre 1988 e 1995. O gato fora dublado no Brasil por Carlos Marques. Em 07 de Junho de 1999, a tirinha tornou-se colorida.
  • Em 2004, foi lançado Garfield, o filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e dublado por Bill Murray (a versão brasileira é dublada pelo ator Antônio Calloni). Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006. Na foto abaixo a esquerda, Jon e Garfiel em uma cena do filme:
  • Em 2007 foi lançado em DVD um filme chamado Garfield cai na real ( Garfield Gets Real) em desenho de computação gráfica, baseado nos quadrinhos. Dessa vez, o dublador foi Maco Antônio Abreu.
  • No ano de 2008 foi lançado outro filme, que o título original é Garfield Fun Fest, que também foi em computação gráfica. Foi lançado nos cinemas em alguns países (como no Brasil, com o título A Festa do Garfield).
  • Em 2009, foi lançada uma segunda série animada, O show do Garfield, desta vez em computação gráfica, e um 3º filme, chamado Garfield Pet Force.

Acesse o site oficial do Garfield: http://www.garfield.com/
Envie para o Blog Peripécia de Gato sugestões, dúvidas, critícas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Romromterapia


Ultimamente os gatos tem ganhado uma área profissional que jamais imaginariam os de terapeutas. No livro “La Ronron Thérapie”, a jornalista francesa Véronique Aïache revela,  como o convívio com um gato pode melhorar a vida das pessoas. Ela fala em seu livro, que pesquisas como a do veterinário francês Jean-Yves Gauchet, que testou o poder do ronrom, o som emitido pelos gatos quando estão dorindo, em 250 voluntários, submetidos a uma gravação de 30 minutos do ruído de Rouky, o gato do veterinário. Ao fim do estudo, os participantes declararam sentir mais bem-estar, serenidade e uma facilidade maior para dormir. O poder tranquilizante dos felinos foi o porto seguro da gerente comercial Cris Sakuraba, 46 anos. “Não desmerecendo o medicamento, mas minha gatinha mudou minha vida”, diz. Cris sofria de ansiedade, stress, depressão e agorafobia (medo de espaços abertos ou aglomerações), doenças que estavam acabando com sua qualidade de vida.“Agora estou 95% curada dos problemas.” A gatoterapeuta Marisa Paes afirma que é capaz de fazer até quem não gosta dos bichanos se beneficiar da presença deles. “Mesmo quem tem medo de gato me procura. Comigo como mediadora, a pessoa vai se desbloqueando”, afirma.
“Com o gato ronronando no colo, por exemplo, a pessoa desacelera, pois ocorre a mudança de frequência das ondas cerebrais do estado de alerta para o relaxamento”, diz Hannelore Fuchs, doutora em psicologia e especialista na relação do ser humano com o animal. Faz sentido. A frequência do ronrom é entre 25 e 50 hertz, a mesma utilizadas na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões. No ano passado, a gigante de tecnologia Apple lançou em parceria com o veterinário Gauchet um aplicativo para iPhone que usa o ronrom para amenizar os efeitos que a diferença de fuso horário em viagens provoca. Um estudo de 2008 da Universidade de Minesota, nos Estados Unidos, mostrou que um bichano em casa reduz em até 30% o risco de ataque cardíaco, por ajudar a relaxar e aliviar o stress. Só não podendo ser alérgico a pelos. E aí, vamos aderir ao Roroterapia?

[ + ] Fonte: Isto É


Envie um email para o Blog contando a história de seu gato, sugestões críticas, dúvidas e outros!
Email do Blog: peripeciadegato@hotmail.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Gato da Blogueira


No decorrer de minhas postagens de diversos assuntos relacionados aos gatos,irei postar fotos de meu gato, o Thomas, falarei muito dele, e de suas façanhas!!! Aqui vai a primeira. Ele tomando Iogurte!



Envie um email para o Blog, contando a história de seu gato, será publicado em breve!
Email do Blog: peripeciasdegato@hotmail.com